terça-feira, 31 de julho de 2012

Apresentação e História da espécie

                                          *King Kamfa
                                            *ZZ Red Dragon
                                             *Kamfa red



O Flowerhorn surgiu com a importação dos ciclídeos, Papagaio (Cichlasoma citrinellum x Cichlasoma synspilum), e Red Devil (Amphilophus labiatus), para a Malásia, durante a década de 90.

Quais ciclídeos foram utilizados no processo de hibridação, ainda é um segredo. Mistério esse, que deu origem a muitas teorias, alguma mais, outras menos prováveis; a ascendência mais admissível, é a de que este seja fruto do cruzamento entre o Ciclídeo Trimaculado (Amphilophus trimaculatus) x Midas (Amphilophus citrinellus), Red Devil (Amphilophus labiatus), e Ciclídeo Cabeça-Vermelha (Vieja synspila). Essas espécies apresentam híbridos em ambientes naturais, mas não restam duvidas, de que os Flowerhorns, sejam fruto de cruzamentos realizados deliberadamente por tratadores.

Inicialmente haviam três variedades de Flowerhorn no mercado: ZZ, GM, JK (goldenbase). Mas os exportadores perceberam, que aos tratadores pouco importava tais denominações. O que estes queriam de fato, resumia-se a um exemplar deslumbrante.
Devido a grande demanda (Verdadeira febre), os exportadores começaram a cruzar as espécies, na tentativa de aperfeiçoar-las, e organiza-las, dando origem ao FH denominado Pérola, que acabou com o padrão Trimaculatus, originado o ZZ. Posteriormente surgindo o Kamfa, cruzamento de qualquer uma das três variedades, até então existentes, com o Vieja synspila, ou Papagaio (Cichlasoma citrinellum x Cichlasoma synspilum). Surgindo assim dois grandes grupos distintos de exportadores/tratadores: Aqueles que exportavam/tratavam ZZ'S x Aqueles que exportavam/tratavam Kamfas.
A disputa de mercado fez com que os cruzamentos fossem realizados, cada vez mais propositalmente, como pode ser, prontamente observado, na imagem que segue abaixo:


Os aquários para esse híbrido, devem ser de no MINÍMO: 100cm x 40cm x 50cm (200L); ideal: 150cm x 40cm x 50cm (300L); numa faixa de pH compreendida entre 7.0 – 8.0, sendo a dureza indiferente, e a temperatura ideal tropical 24º – 28ºC.

A alimentação deve ser a mais variada possível, composta por rações especiais para ciclídeos, combinadas com ofertas periódicas de alimentos vivos.

Dentre os ciclídeos, não pairam duvidas de que esse seja o mais interativo, para com o seu dono; a grande maioria dos tratadores que possuem Flowerhorn, mantendo-os de maneira salutar, exercendo o mínimo de confiança e respeito sobre o seu exemplar, conseguem diferentes níveis de interação, que vão desde comer na mão, fazer carinho no "kok" ( protuberância presente na cabeça; calo nupcial), até retira-lo do tanque.

Como foi demonstrado, existem diversas variedades, dentre elas a Golden Monkey, que obteve o maior valor já ofertado a um FH na historia, algo em torno de $600.000,00 dólares, numa feira de aquarismo realizada na malásia. As mais populares dentre elas são o Kamfa, Zhen Zhu, Golden Base (Faders), King Kamfa, Kamfamalau, IndoMalau, Tan King...

Reprodução: São Ovíparos e os pais cuidam das proles. Sendo essa altamente rentável ao tratador, tamanha demanda no hobby; verdadeira febre dentre os admiradores de híbridos.

Dentre variedades originadas de cruzamentos que envolvam cerca de seis espécies de jumbos sul, centro, e norte-americanos, e até híbridos como o Papagaio Blood e King Kong, existem aquelas que tendem a ser mais, ou menos férteis. Tem-se a consciência empírica, de que aqueles que possuem olhos vermelhos, são mais férteis, enquanto aqueles que possuem olhos brancos, ou amarelos, menos férteis.

O Kamfa de linhagem pura por exemplo, possui características desfavoráveis à reprodução (Olhos brancos, ou amarelos), o que torna-o relativamente caro, sendo a maioria das matrizes desse, resultado de um só cruzamento, originando alguns espécimes de qualidade superior e vigor híbrido.
                                         *Kamfa de linhagem pura

O ZZ é aquele que atinge a maturidade sexual mais precocemente, e são os que estão dispostos em maior numero nas lojas de aquarismo pelo mundo. Esta estirpe não exige tratamento especial, além das práticas de reprodução comuns aos Flowerhorns. 

                                         *ZZ (Zhen Zhou) Blue Dragon - reproduzido aqui no Brasil (Criador Fernando)

                                         *ZZ Red Dragon - também reproduzido no Brasil (Criador Fernando)



**Parte deste artigo foi tirado do Fórum de discussões Aqua Doce Brasil... ( http://aquadoce.forumbrasil.net/t45-flowerhorn-a-origem )


11 comentários:

  1. Amigo estou com um casal de flower e gostaria muito de uma dica sua. quando coloco eles juntos começa a brigar. e vejo que já estão prontos mas toda vez separo com medo dele matar ela. Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo as vezes o macho não se indetifica com a fêmea tenta com outra,eu tenho casal eles ficam junto direto é não brigar

      Excluir
  2. Show de bola as informações sobre essa espécie magnífica. Comecei minha criação de FH. Porém não sei ao certo qual a espécie, comprei por Blue Dragon. Mas estou na dúvida. Mas... O que interessa é que tá ficado lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito útil para quem ta começando a criar FH agora,penso em adquirir reprodutores,e gostaria se possível receber dicas de onde posso consegui-los favor adicionar-me em algum grupo, meu face: Platus Aristocles,obrigado

    ResponderExcluir
  4. A cruza do Red Dragon e do Blue Dragon entre si ou com papagaios, papagaios kirin com labeatum podem gerar alguma nova variedade ou todas essas possibilidades ja foram testadas e tem um resultado conhecido?

    ResponderExcluir
  5. Queria saber se alguem pode me ajudar. Tenho um flowerhorn e ele ta meio esbranquiçado, como tivesse sido raspado. Mas só no corpo, na cabeça não. Queria saber se alguém sabe sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Como consigo fazer um cruzamento para ter King kanfa???quais devo crusar para chegar ao kk?

    ResponderExcluir
  7. Oi muito bom o seu Post, tenho um casal de REd Dragon eles reproduzem a cada 2 mesmes, após 5 crias consegui salvar 6 filhotes pois comecei a alimentá-los com Daphne.

    ResponderExcluir
  8. Queria saber se posso por um casal de FH num aquário comunitário.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    Primeiramente, muito legal o site.
    Adquiri o meu primeiro flower (red dragon sb) umas semanas atrás. Ele fez casal com um acará gold red spotted, que já desovou 2x mas não vingou. Sabem dizer se pode dar certo? Estou pensando em passa-los novamente pro aquario reserva (so vidro, termo e hangon).

    ResponderExcluir